Em todas as modalidades de serviços oferecidos, o primeiro passo é composto por uma avaliação inicial. Ela é lúdica e afetiva para a criança e dinâmica para a família. Este processo envolve escuta cuidadosa da criança e intervenções qualitativas ou quantitativas e participação ativa dos pais ou responsáveis, por meio de sessões de triagem, devolutiva e/ou orientação.
Faixa etária: Trabalhamos com a primeiríssima infância, 0 a 3 anos, até a extensão da infância, 13 anos aproximadamente. A depender da percepção subjetiva e do tempo de cada criança.
O trabalho de nossa equipe é guiado pela escuta, pelo afeto e pela confiança em processos que respeitam o tempo e a história de cada criança e sua família.
Conheça um pouco mais sobre cada modalidade de atendimento:
Atendimento realizado pelas sócias proprietárias da clínica. Predominam o olhar qualitativo, o uso de recursos psicoeducativos e lúdicos e uma escuta sensível dos conteúdos conscientes e inconscientes das crianças por meio da fala, do brincar simbólico e das suas produções gráficas.
Alguns motivos de encaminhamento:
Esta modalidade de intervenção é eficaz para:
É indicada para crianças que apresentam transtornos do neurodesenvolvimento, comportamentais e comprometimento das funções cognitivas, como, por exemplo, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Deficiência Intelectual (DI).
Sabemos que muitas vezes a criança está passando por dificuldades e os pais se encontram sensíveis… então, nada como um ambiente afetivo e lúdico para acolher a família.
A neuropsicóloga, responsável pela parte quantitativa das intervenções, de um jeito afetivo e acolhedor irá buscar identificar o perfil cognitivo da sua criança, e construir diagnósticos através de instrumentos específicos de avaliação. Esse processo é feito com muito critério em nossa clínica e é composto por: anamnese com a família, sessões com a criança, reunião escolar, correção dos instrumentos de avaliação, elaboração e apresentação dos resultados por meio de laudo escrito e de devolutiva verbal com a família.
Para tanto, existem avaliações específicas para as linhas diagnósticas mais procuradas, como por exemplo: TDAH, TOD, TEA, Altas habilidades/Superdotação, Dislexia, Deficiência intelectual (DI), entre outros.
Crianças demonstram no corpo quando estão com dificuldades na escola. Durante o processo de escolarização, que envolve tanto a aprendizagem quanto as demandas de socialização, a criança pode apresentar comportamentos evitativos, insegurança, irritabilidade, agressividade, sensação de incapacidade, desatenção, entre outros. Nestes casos, a psicopedagoga irá investigar de forma qualitativa o vínculo que a criança e a família estabelecem com a aprendizagem e de forma quantitativa, por meio de testes e escalas, as dificuldades e potencialidades que apresentam.
Desta forma, é possível construir novas maneiras de organizar a gestão do tempo, das emoções, de autonomia e rotina e do processo de aprendizagem.
Uma proposta de acolhimento, orientação e prevenção voltado para mamães gestantes e aquelas com bebês com o objetivo de apoiar os primeiros vínculos e os desafios do início da parentalidade. Esta orientação é oferecida de forma avulsa e pode ser realizada tanto no formato presencial quanto on-line.
Reuniões escolares como parte do cuidado clínico.
Quando a criança apresenta dificuldades relacionadas ao ambiente escolar — seja no campo da aprendizagem ou da socialização — podem ser realizadas visitas técnicas ou reuniões on-line, ambas previamente agendadas.
Este atendimento tem como objetivo contribuir com o processo avaliativo e/ou terapêutico de todos os serviços da clínica, ampliando a compreensão do contexto em que a criança está inserida e fortalecendo o diálogo entre família, escola e clínica.
Oferecemos um espaço de escuta terapêutica especialmente voltado aos pais que desejam refletir e cuidar das dificuldades vividas no contexto familiar.
Essa modalidade de atendimento é indicada quando a demanda está relacionada às vivências na relação entre pais e filhos, mesmo que a criança não esteja em processo de avaliação ou acompanhamento psicológico.
As sessões são oferecidas de forma avulsa e podem ser realizadas tanto presencialmente quanto on-line, de acordo com a preferência e disponibilidade da família.