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Psicoterapia infantil: avaliação e processo psicoterapêutico

Quando há demanda para atendimento psicológico a criança primeiramente realiza uma avaliação inicial dentro da metodologia da Criar. Neste processo, os pais/responsáveis participam de modo colaborativo por meio de sessões de triagem, devolutiva e orientação.

Faixa etária: Recebemos crianças de 1 ano e meio até 13 anos de idade aproximadamente considerando as particularidades de cada etapa do desenvolvimento. Cabe ressaltar que as intervenções com as crianças de até 4 anos são consideradas preventivas dentro do processo diagnóstico. Em todas as faixas etárias realizamos o acolhimento dos diferentes tipos de angústia ou sofrimento apresentado pela criança e/ou família.

Dificuldades ou quadros diagnósticos: atraso de linguagem, suspeita e acompanhamento de espectro autista, enurese e encoprese, hiperatividade, desatenção, dificuldade de socialização, dificuldade com limites e de aprendizagem, timidez, depressão, ansiedade, angústia de separação, dificuldade com pais em processo de separação, sexualidade, habilidades socioemocionais, entre outros.

Orientação familiar

Disponibilizamos uma escuta para os pais trabalharem terapeuticamente as dificuldades que enfrentam no cenário familiar. Para tanto, é necessário que a demanda inicial esteja relacionada às vivências entre pais e filhos. Porém, não é preciso que a criança inicie uma avaliação ou acompanhamento psicoterapêutico. Esta orientação é oferecida de forma avulsa e no atual momento pode ser realizada tanto no formato presencial quanto on-line.

Clínica da mãe e do bebê

Uma proposta de acolhimento, orientação e prevenção voltado para mamães gestantes e aquelas com bebês. Esta orientação é oferecida de forma avulsa e pode ser realizada tanto no formato presencial quanto on-line.

Atendimento às escolas

Quando a criança apresenta dificuldades que se referem ao ambiente escolar (aprendizagem e/ou socialização), são realizadas visitas a campo. Estas devem ser previamente agendadas e têm a finalidade de contribuir para o processo avaliativo e/ou psicoterapêutico.

Palestras e rodas de conversa

Informação, escuta ativa e transmissão de conhecimento acontecem por meio das palestras e rodas de conversas realizadas com pais e equipe pedagógica no ambiente escolar e também no ensino superior. Ambas abrem espaço para a troca e orientação de forma leve, porém, com formatos e metodologias distintas.

Psicopedagogia

Crianças pequenas costumam demonstrar pelo comportamento quando estão com dificuldades na escola. Durante o processo de escolarização, que envolve tanto a aprendizagem quanto as demandas de socialização, a criança pode apresentar comportamentos evitativos, insegurança, irritabilidade, agressividade, sensação de incapacidade, entre outros. Neste caso, a psicopedagogia irá investigar o vínculo que a criança e a família estabelecem com a aprendizagem e assim identificar as limitações e potencialidades que apresentam para então traçar novas maneiras de organizar a gestão do tempo, das emoções, de autonomia e rotina.